Emagrecer sim, mas com saúde! Na Clínica dos Alimentos Dra. Eduarda Alves

DietaOnline.pt - O Portal de Nutrição e Emagrecimento

Reflexologia Oriental.

A Reflexologia é um método terapêutico que utiliza técnicas de pressão e/ou massagem em área e pontos reflexos, designadamente nos pés.

Baseia‐se no princípio de que as áreas reflexas estão relacionadas às várias partes do corpo. Todos os orgãos estão dispostos, nomeadamente, nos pés segundo o mesmo padrão do organismo formando um microcosmo dele.

Estimulando essas áreas e pontos específicos, vai‐se actuar nos orgãos correspondentes, auxiliando‐os a encontrar o seu normal funcionamento e, por consequência, a saúde geral do corpo.

Características

As origens da Reflexologia remontam à antiguidade, quando as terapias de pressão eram conhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica.
Embora não se saiba ao certo quando e como isso começou, as evidências apontam para que a massagem terapêutica nos pés tenha sido praticada por diversas culturas ao longo da história.

Parece não haver dúvidas em relação à existência de uma forte ligação entre a Reflexologia e a Acupunctura, baseando‐se ambas em ideias semelhantes, ou seja em terapias enérgicas e de meridianos, na medida em que propõem a ideia de que as linhas de energia ligam as mãos e os pés a diversas partes do corpo. Isso permite que todo o corpo seja tratado quando se trabalham as áreas reflexas.

A Reflexologia é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica, através de aplicação de pressões específicas em pontos reflexos especialmente nos pés embora também possa ser feita nas mãos, que conquistou um lugar de destaque no campo da medicina natural complementar.

Os reflexologistas não isolam uma doença para tratar os seus sintomas nem actuam especificamente sobre um órgão ou sistema; em vez disso, tratam a pessoa como um todo, com o objectivo de induzir um estado de equilíbrio e harmonia.

A massagem reflexa dos pés, praticada na Reflexologia, não deve ser confundida com a massagem básica só aos pés ou com a massagem do corpo de uma maneira geral. É uma técnica específica de pressão que actua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo.

Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostos num arranjo similar nos pés.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas, provocando mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para conquistar e manter uma saúde melhor.

A Reflexologia ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando as áreas pouco activas e acalmando as áreas hiperactivas.

Será ainda de referir que a Reflexologia é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente. Estando todos os sistemas do corpo intimamente relacionados, qualquer coisa que afecte uma parte vai afectar o todo, actuando aos níveis fisiológico, psicológico e espiritual.

Alguns Efeitos da REFLEXOLOGIA ORIENTAL

  • Reduz os níveis de stress e induz um estado de relaxamento profundo
  • Relaxa o corpo, a mente e o espírito
  • Limpa o nosso corpo
  • Equilibra todo o sistema humano
  • Revitaliza a energia
  • Estimula os sistemas Linfático e Circulatório
  • Normaliza as funções corporais
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Melhora a comunicação nervosa
  • Aumenta as capacidades do sistema imunitário
  • Alivia a dor
  • Trata a pessoa no seu todo.

 


Liberte-se das dores com as Terapias Orientais na Clínica dos Alimentos

CLÍNICA DOS ALIMENTOS
Dra. Eduarda Alves
.

Tel. 21 432 55 15 (para marcações)
Tlm. 96 550 44 48 (para marcações)

geral@clinicadosalimentos.pt

 

DIRECTORA TÉCNICA:
Dra. Eduarda Alves.
Dietista.
Especialista em Nutrição e Dietética.
Dietista no Hospital São Francisco Xavier durante 15 anos.

Blog oficial de Dra. Eduarda Alves
www.draeduardaalves.blogspot.com

Site oficial de Dra. Eduarda Alves
www.nutricaoedietetica.com

Facebook oficial de Dra. Eduarda Alves
Facebook.com